sexta-feira, 26 de março de 2010

EVENTO NA ESCOLA, COM A APRESENTAÇÃO DO PROERD-PM/RR


A Polícia Militar de Roraima, representada pelo PROERD, que desenvolve um programa com a prevenção contra drogas lícitas e ilícitas junto às crianças e adolescentes, esteve presente em evento oficial na Escola Estadual General Penha Brasil, no final do exercício letivo 2009.
Na ocasião, os alunos de várias escolas foram contemplados com diplomas de honra ao mérito, recebidos das mãos de autoridades militares, em uma vasta programação solene, levada a efeito no estabelecimento educandário em apreço.
A escola pretende continuar com eventos desse vulto, com o intuito de promover uma integração mais efetiva entre escola e comunidade, com a participação de entidades parceiras.

FÉRIAS EM CRUZEIRO MARÍTIMO

Para se postar uma imagem no blog, proceda os seguintes passos: Pesquise uma imagem na web e salve em alguma pasta pré-existente, ou na área de serviço (descktop). Acesse o blog desejado e execute o login e vá para NOVA POSTAGEM. Dê um clic em Editar Html, procure o ícone "inserir imagem" e aparecerá a opção procurar. Clic em procurar e localise o arquivo com a imagem. Quando a imagem carregar faça o downlood. Depois Clic em escrever e edite o seu texto e estará proponto para publicar a postagem

Profº. Gemaque

sexta-feira, 19 de março de 2010

O QUE É SER PROFESSOR

O Dia do Professor é uma data importante que, esperamos, irá se tornar cada vez mais significativa nos próximos anos, à medida que ficar mais claro que a educação é elemento fundamental para a construção de um bom país.

Estamos apresentando nesta seção algumas sugestões bem simples para marcar a passagem dessa data:

· permitir que seus alunos assumam, por algum tempo, o papel de professor;

· promover uma investigação histórica;

· propor um debate com base num texto de ficção.

Vejamos como essas idéias podem ser trabalhadas.


Sugestão 1 - Educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental

As crianças podem adorar a idéia de brincar de imitar o professor. Aliás, muitas delas já fazem isso sozinhas, no recreio e em casa. Para simplificar ainda mais, você pode pedir voluntários para que conduzam rotinas como a "Chamada" ou o "Calendário." Observando o comportamento das crianças, você poderá ver como elas fazem a brincadeira e perceber que características suas parecem impressioná-las mais. Essa pode ser uma brincadeira divertida e muito instrutiva, inclusive para nós, professores. Tanto que alguns realizam periodicamente esse tipo de brincadeira e a utilizam como um verdadeiro instrumento de auto-avaliação...


Sugestão 2 - 3ª e 4ª séries

Para crianças dessa faixa etária, as atividades de imitação podem ser enriquecidas com produção de textos, desenhos, etc. Além de sugerir que eles "dêem" uma aula, você pode incentivar a produção de desenhos e de redações sobre temas como: "Se eu fosse professor" ou "Como seria um professor que fizesse tudo ao contrário?". As atividades podem ser feitas individualmente, em duplas ou em pequenos grupos (o que pode ser mais interessante).


Sugestão 3 - 5ª e 6ª séries

Os alunos podem ser convidados a fazer uma viagem no tempo e descobrir como eram as escolas (e os professores) na Antiguidade ou na Idade Média, por exemplo. Você também pode sugerir que eles investiguem como são as escolas em outros países.


Sugestão 4 - 7ª série em diante

Para esses alunos, as atividades podem ser ainda mais complexas. É possível fazer redações ou até promover debates sobre temas como "Qual é o papel dos professores?", "Você gostaria de ser professor de uma turma como a nossa?", etc.
O QUE É SER PROFESSOR? > Introdução

Que tal brincar de imitar o professor, falar, desenhar, escrever sobre quem é e o que faz um professor?

Aproveite esse dia para promover uma reflexão sobre essa profissão tão nobre e muitas vezes tão pouco reconhecida.

Sugestões de atividades

Apresentamos a seguir um texto bastante interessante de Isaac Asimov, conhecido escritor do gênero ficção científica, que nos faz pensar sobre a figura do professor no futuro.

Distribua o texto entre seus alunos e debata com eles: "Você acha que os robôs poderão, um dia, substituir os professores?".

Texto para reflexão e debate: Como eles se divertiam...


Bom trabalho!

Professor, parabéns pelo seu dia!
Um grande abraço da Equipe do Aprende Brasil.

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL (6ª Série)

Esta atividade tem por objetivo apresentar aos alunos outras formas de comunicação além da linguagem verbal e que estejam presentes no dia-a-dia. Ao final dos estudos, os alunos deverão executar um miniprojeto de comunicação e sinalização na escola. Trata-se de uma atividade seqüencial que poderá durar em torno de cinco aulas. Para isso, os alunos terão acesso a uma série de recursos utilizados para a comunicação, como os sinais de trânsito, de apito e os códigos semafóricos e o conjunto de sinais utilizados na navegação para se transmitir mensagens entre embarcações à vista sempre que a comunicação por rádio não é possível. Nas duas primeiras aulas, peça aos alunos que acessem, no site do Detran do Paraná, a seção “Placas de Regulamentação”, no endereço indicado ao lado. Peça que selecionem um certo número de placas de regulamentação e estudem os seus significados. Em seguida, peça que separem os sinais que sejam mais compatíveis com o trânsito interno da escola e que confeccionem as placas de regulamentação escolhidas para serem dispostas pela escola. Os alunos deverão colocar as placas em lugares onde o trânsito dentro da escola seja compatível com a mensagem transmitida pela placa. Em alguns casos, porém, os alunos deverão colocar uma ou outra placa com mensagem incompatível com o que o trânsito pela escola possibilita. Peça que observem as pessoas circularem pela área onde as placas estarão distribuídas e anotem em seus cadernos as reações do público tanto nos lugares onde as placas são compatíveis com o trânsito quanto onde não são. Ao término da observação, você poderá pedir que organizem seus relatórios e os entreguem a você. Assim, poderão encerrar-se duas aulas.

Sites Na terceira aula, peça aos alunos que acessem a parte de sinalização por apito da página do Detran-PR no endereço indicado ao lado e leiam os códigos de apito ali relacionados.Divida a turma em dois grupos e dê a eles cinco minutos para memorizar o que significam os comandos dos apitos.Inicie então uma gincana em que tanto você quanto os grupos poderão dar comandos de apito para a equipe adversária responder seu significado. Vence a competição a equipe que obtiver o maior número de acertos.

Sites Na quarta aula, os alunos deverão, ainda divididos em dois grupos, acessar o site da Associação Nacional de Cruzeiros, no endereço indicado ao lado. Peça a eles que leiam com atenção a explicação sobre a sinalização homógrafa e, em seguida, verifiquem a disposição do alfabeto homógrafo, sinalizado por meio das bandeirinhas vermelhas e amarelas. Peça que, durante a quarta aula, estudem o código homógrafo e confeccionem bandeiras (em torno de duas) vermelhas e amarelas como as da figura. Após estudarem os códigos e confeccionarem as bandeiras, os grupos deverão, ao final da quarta aula, elaborar uma mensagem utilizando o código homógrafo para ser transmitida ao outro grupo. A mensagem deverá ser uma frase ou texto bem curto.Durante a quinta aula, os grupos deverão trocar as mensagens elaboradas. Vence a equipe que obtiver mais êxito na leitura das mensagens dos colegas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE EM LÍNGUA PORTUGUESA

O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos identifiquem as sílabas tônicas das palavras e façam sua separação silábica adequadamente, classificando-as quanto ao número de sílabas. Para isso, peça que acessem a Pesquisa Escolar usando como palavra-chave “sílaba” ou “sílaba tônica”. Lá, eles encontrarão vários sites que abordam o assunto.
Divida a turma em grupos (no mínimo três) e peça que cada um deles acesse um dos sites indicados e analise as suas explicações e exemplos sobre o assunto a ser estudado.
Após a navegação, peça que cada grupo elabore um quadro utilizando as palavras apresentadas nos exemplos do site, classificando-as quanto à tonicidade e quanto ao número de sílabas. Ao término dessa atividade, cada grupo deverá apresentar as palavras aos demais grupos para compará-las.
Outra sugestão é a realização de um jogo de cartas. Para isso, peça aos grupos que confeccionem fichas (em tamanho de cartas de baralho) e escrevam palavras (acentuadas ou não) de acordo com o que aprenderam nos sites visitados (eles também poderão utilizar as palavras pesquisadas).
Depois, recolha todas as fichas, embaralhe-as e divida-as entre os grupos (é importante que cada um dos grupos receba em número igual de fichas).De posse das cartas, os grupos deverão começar o jogo, que deve funcionar da seguinte forma: cada grupo escolhe um representante. Este, juntamente com os demais, escolhe uma ficha e um colega do outro grupo. O escolhido deverá reconhecer o caso de acentuação em que a palavra se enquadra e explicá-lo a todos.
Se a explicação estiver correta, o grupo ao qual o escolhido pertence receberá um ponto no placar. Caso contrário, o grupo que fez a pergunta deverá explicar a palavra escolhida e, assim, marcará o ponto.
O grupo que tiver mais pontos (acertos) ganhará o jogo.

Sites
No site indicado, o primeiro grupo poderá analisar “O conceito de sílaba”, “Regras para a separação de sílabas”, “Regras de acentuação”, “Classificação das palavras quanto ao número de sílabas”, “Tonicidade”, “Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica” e “Monossílabos átonos e tônicos”. Sugira que naveguem por todas as telas.

Sites
O segundo grupo, ao clicar o link “Sílaba”, encontrará os seguintes tópicos: “Classificação das palavras quanto ao seu número de sílabas”, “Divisão silábica”, “Acento tônico” e “Classificação das palavras quanto ao acento tônico”.

Sites
No site indicado, os alunos do terceiro grupo poderão encontrar todas as regras de acentuação, assim como a classificação das palavras quanto ao número de sílabas.

Conteúdo Multimídia
Este Conteúdo Multimídia é bem interativo, o que facilita a explicação sobre fonética e sílabas. Por meio dos desenhos e do áudio, você poderá explicar aos alunos que:

1) cada palavra tem uma classificação quanto ao número de sílabas (após a demonstração, peça que eles dêem outros exemplos com base nos desenhos);

2) há, em cada palavra, uma única sílaba tônica (após a verificação de cada caso, anote no quadro mais algumas palavras para que identifiquem a sílaba tônica e as classifiquem quanto à sua tonicidade);

3) para cada caso de sílaba tônica, há uma regra básica de acentuação (peça a eles que acessem o link “Dicas de acentuação”, que se encontra na mesma tela, e também que identifiquem nas animações quais são os desenhos que se encaixam na regra estudada).
Após a navegação pelo Conteúdo Multimídia, oriente os alunos para que, com base nas animações deste, escrevam palavras e, depois, classifiquem-nas silábica e foneticamente, assim como desenhem-nas utilizando a ferramenta Paint, que se encontra em Acessórios.
Essa atividade tem por objetivo a fixação das regras de acentuação, assim como da classificação quanto ao número de sílabas de maneira mais lúdica.

quarta-feira, 17 de março de 2010

ÁGUA POTÁVEL PARA REGIÕES ÁRIDAS

Dessalinizador gera água potável com energia solar
Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/10/2003
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
A necessidade de água potável em muitas partes do mundo poderá ser suprida por meio de uma fonte natural: a luz do Sol. Engenheiros da Universidade da Flórida (Estados Unidos) desenvolveram um sistema que utiliza vácuo induzido por gravidade e energia solar, ao invés de eletricidade ou combustíveis fósseis para dessalinizar água. Com isto, a necessidade de água potável em muitas partes do mundo poderá ser suprida por meio de uma fonte natural e renovável de energia: a luz do Sol.
O sistema é significativamente mais eficiente do que os dessalinizadores a energia solar já conhecidos. Além disso, ele é simples e barato o suficiente para ser construído em locais remotos onde o suprimento convencional de energia elétrica pode ser muito caro ou mesmo impraticável.
"Nós sabemos que a natureza utiliza energia solar para extrair água pura da água salgada," afirma Yogi Goswami, professor de Engenharia Mecânica do Laboratório de Energia Solar daquela Universidade. "Nós usamos o mesmo processo da natureza, exceto que nós aceleramos o processo."
A natureza tem o seu próprio processo de dessalinização. A água pura evapora do oceano, forma nuvens, condensa-se e cai sob a forma de chuva. Os cientistas recriaram e aceleraram esse processo explorando a energia solar e a pressão atmosférica natural.
O cerne do novo sistema consiste em um tubo em formato de U, colocado de cabeça para baixo, com uma das pontas suspensa sobre um tanque de água salgada e a outra sobre outro tanque, mas com água potável. Quando o cano de cerca de 10 metros de altura é preenchido com água, uma parte dela cai para os tanques, criando um vácuo em sua parte mais alta.
A área do cano onde ocorre o vácuo é cercada por um evaporador que circula água aquecida por um coletor solar. O calor faz com que a água salgada comece a evaporar, um processo que é facilitado pelo vácuo porque ele baixa significativamente o ponto de evaporação da água. O vapor resultante adentra então em um condensador, que o faz voltar ao estado líquido, já como água potável, sem sal. A água pura segue então pela segunda perna do U até o tanque de água dessalinizada.
Testes em uma versão experimental, em pequena escala, mostraram uma eficiência do sistema de 90%, o que significa que 90% da energia solar levada ao dessalinizador foi utilizada no processo. Os equipamentos até agora apresentados não superam os 50% de eficiência, segundo o Dr. Goswami. Embora o sistema experimental produza apenas cerca de um copo de água pura a cada hora, ele pode ser construído em maior escala, aumentando essa produção.
A dessalinização da água do mar há muito tempo tem sido considerada uma opção atrativa para a crescente demanda mundial de água potável. Afinal, os oceanos têm nada menos do que 97,5% de toda a água do planeta. Mas os sistemas atuais de dessalinização consomem muita energia, tornando-os impraticáveis para países muito pobres.
O novo sistema, construído de tubos comuns e outras peças largamente disponíveis no comércio, oferece uma solução potencialmente de baixo custo para dessalinizar a água do mar em locais remotos. Apesar de sua baixa produção, ele pode ser facilmente aplicado para servir pequenas comunidades que não dispõem de energia ou cujo custo da energia elétrica seja muito elevado.
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Outras notícias sobre:




Mais Temas

Imprimir
Enviar a um amigo
Assine nosso Feed RSS
Assine nosso Boletim
Como citar este artigo

COMO PURIFICAR A ÁGUA SALOBRA