sexta-feira, 19 de março de 2010

SUGESTÃO DE ATIVIDADE EM LÍNGUA PORTUGUESA

O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos identifiquem as sílabas tônicas das palavras e façam sua separação silábica adequadamente, classificando-as quanto ao número de sílabas. Para isso, peça que acessem a Pesquisa Escolar usando como palavra-chave “sílaba” ou “sílaba tônica”. Lá, eles encontrarão vários sites que abordam o assunto.
Divida a turma em grupos (no mínimo três) e peça que cada um deles acesse um dos sites indicados e analise as suas explicações e exemplos sobre o assunto a ser estudado.
Após a navegação, peça que cada grupo elabore um quadro utilizando as palavras apresentadas nos exemplos do site, classificando-as quanto à tonicidade e quanto ao número de sílabas. Ao término dessa atividade, cada grupo deverá apresentar as palavras aos demais grupos para compará-las.
Outra sugestão é a realização de um jogo de cartas. Para isso, peça aos grupos que confeccionem fichas (em tamanho de cartas de baralho) e escrevam palavras (acentuadas ou não) de acordo com o que aprenderam nos sites visitados (eles também poderão utilizar as palavras pesquisadas).
Depois, recolha todas as fichas, embaralhe-as e divida-as entre os grupos (é importante que cada um dos grupos receba em número igual de fichas).De posse das cartas, os grupos deverão começar o jogo, que deve funcionar da seguinte forma: cada grupo escolhe um representante. Este, juntamente com os demais, escolhe uma ficha e um colega do outro grupo. O escolhido deverá reconhecer o caso de acentuação em que a palavra se enquadra e explicá-lo a todos.
Se a explicação estiver correta, o grupo ao qual o escolhido pertence receberá um ponto no placar. Caso contrário, o grupo que fez a pergunta deverá explicar a palavra escolhida e, assim, marcará o ponto.
O grupo que tiver mais pontos (acertos) ganhará o jogo.

Sites
No site indicado, o primeiro grupo poderá analisar “O conceito de sílaba”, “Regras para a separação de sílabas”, “Regras de acentuação”, “Classificação das palavras quanto ao número de sílabas”, “Tonicidade”, “Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica” e “Monossílabos átonos e tônicos”. Sugira que naveguem por todas as telas.

Sites
O segundo grupo, ao clicar o link “Sílaba”, encontrará os seguintes tópicos: “Classificação das palavras quanto ao seu número de sílabas”, “Divisão silábica”, “Acento tônico” e “Classificação das palavras quanto ao acento tônico”.

Sites
No site indicado, os alunos do terceiro grupo poderão encontrar todas as regras de acentuação, assim como a classificação das palavras quanto ao número de sílabas.

Conteúdo Multimídia
Este Conteúdo Multimídia é bem interativo, o que facilita a explicação sobre fonética e sílabas. Por meio dos desenhos e do áudio, você poderá explicar aos alunos que:

1) cada palavra tem uma classificação quanto ao número de sílabas (após a demonstração, peça que eles dêem outros exemplos com base nos desenhos);

2) há, em cada palavra, uma única sílaba tônica (após a verificação de cada caso, anote no quadro mais algumas palavras para que identifiquem a sílaba tônica e as classifiquem quanto à sua tonicidade);

3) para cada caso de sílaba tônica, há uma regra básica de acentuação (peça a eles que acessem o link “Dicas de acentuação”, que se encontra na mesma tela, e também que identifiquem nas animações quais são os desenhos que se encaixam na regra estudada).
Após a navegação pelo Conteúdo Multimídia, oriente os alunos para que, com base nas animações deste, escrevam palavras e, depois, classifiquem-nas silábica e foneticamente, assim como desenhem-nas utilizando a ferramenta Paint, que se encontra em Acessórios.
Essa atividade tem por objetivo a fixação das regras de acentuação, assim como da classificação quanto ao número de sílabas de maneira mais lúdica.

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