Produção de textos


A Escola Penha Brasil, com o intuito de incentivar os alunos a utilizarem as mídias disponíveis na escola, abre a oportunidade de postagens de trabalhos em grupo e, com isso, instiga a produção de textos e, ao mesmo tempo, promove o intercâmbio entre escola e comunidade.
A seguir, relacionam-se alguns Contos de Mistério, gênero textual trabalhado no 2º bimestre. Estes textos foram produzidos por alunos da 7ª série, como sugestão do livro de Língua Portuguesa “Diálogo”, utilizado em sala de aula, sob a orientação dos professores Luany Dias, Manuel Lopes e Francilene Rocha.





UM ESTRANHO ENCONTRO

     Apaixonado pela vizinha e inconformado por não ser correspondido, o rapaz faz uma última tentativa: marca um encontro com ela para verem juntos o nascer da lua cheia, lá do alto da colina, atrás do cemitério.
     Linduina, apavorada com a insistência do Tabajara, resolve aceitar o convite para dizer-lhe pela última vez que não tem interesse nenhum em ser sua namorada. Porém, antes de sair de casa, ela decide telefonar para a sua melhor amiga:
     - Urubulina, não aguento mais a insistência do Tabajara! Já está ficando chato... ele me segue pelo recreio todos os dias... vive mandando bilhete e eu só no corte. Ele não se manca. Vou falar na cara dele que ele não faz o meu tipo.
     - E quando vai ser isso? Quer que eu vá com você?
     - Não, não precisa. Acho até que você não iria querer ir ao cemitério. É na colina, lá atrás.
     - Credo! Não tinha lugar melhor, Indulina? Esse Tabajara é um garoto muito estranho mesmo! Boa sorte, amiga!
     Às cinco e meia da tarde, Indulina já estava em frente aos portões do cemitério quando avistou Tabajara chegando:
     - Ah! você veio, você veio!
     - Sim, mas como vamos chegar até a colina?
     - Isso é fácil! Vamos pegar um atalho por dentro do cemitério. Pode me seguir.
     Entraram no cemitério. Linduina só pensava em como diria a Tabajara que não iria ser sua namorada. Por sua vez, Tabajara só imaginava a cara de felicidade que Linduina faria quando percebesse o presente que ele lhe daria, comprado com o dinheiro de cinco meses de mesada (20 reais, todinho!).
     Enfim, chegaram ao local escolhido. A lua já estava quase nascendo. De repente, Tabajara percebeu que Lindulina estava muito calada e que mantinha-se de costas para ele já fazia um bom tempo.
     Colocou a mão no ombro da Linduina e sentiu que a garota estremeceu. Ao olhar para ela, viu que seus braços estavam cobertos de longos pelos arrepiados.
     Tabajara tentou correr, mas a visão horrenda de uma loba monstruosa, com longas presas e compridas garras o deteve. Linduina falou numa voz calma e sinistra:
     - Me deixa em paz! Se toca, garoto!
     - Eu só queria te dar um presente que comprei para você - Disse ele tremendo de medo e entregou-lhe uma sacolinha da Gelsy Modas.
     - Quem disse para você que minha calcinha era tamanho P? Da próxima vez compre MG.
     - Tá bom, você é a lobisomem aqui. Farei o que você quiser.
     Já era meia-noite quando os dois deixaram o cemitério, cada qual para sua casa prometendo nunca falar nada sobre aquela noite.

Alunos: Andrez Martinez, Rafael Andrade e Thaís Dandara
Série: 7ª D



Um estranho encontro

      Apaixonado pela vizinha e inconformado por não ser correspondido, o rapaz faz uma última tentativa: marca um encontro com ela para verem juntos o nascer da lua cheia, lá do alto da colina, atrás do cemitério.
      Ela então aceita a tal proposta. Ele marca um horário e resolve chegar mais cedo. Pouco tempo depois ela chega. Agora, a difícil tarefa: passar o portão de entrada e atravessar o cemitério. Depois de muito andar, chegam no alto da colina.
     Ainda era bem cedo para que a lua viesse aparecer, então decidiram bater um papo. Conversa vai, conversa vem ... e eles vão se conhecendo melhor. Algo clareou. Então era a lua. Ficaram maravilhados com tanta beleza! Chegando lá ela resolve da um bom beijo apaixonado. O dia chegou e decidiram ir embora.
     Tempo depois ele resolve pedi-la em casamento, então ela aceita e eles vivem felizes para sempre. 

ALUNAS: MAYLANE e ANGÊLA
Série: 7ª C




Um estranho encontro



     Apaixonado pela vizinha e inconformado por não ser correspondido, o rapaz faz uma última tentativa: marca um encontro com ela para verem juntos o nascer da lua cheia, lá do alto da colina, atrás do cemitério, no lugar onde quase ninguém vai. Ao nascer da lua cheia, o rapaz se transforma numa estranha criatura.


     Era, na verdade, um lobisomem. Quando o vê, Gabriela (vizinha) corre desesperada e ele, com a fisionomia de um lobisomem, corre atrás dela para explicar o que havia acontecido. A moça se assusta e desmaia.

     Ao vê-la acordar, ele explica sua situação ela começa a entender o que havia ocorrido com ele. Ela percebe que Rafael não a machucaria e resolve dar uma chance a ele. Depois de um tempo, Rafael consegue conquistar Gabriela, esta, por sua vez, consegue lidar com a situação de Rafael. Eles se casam, têm um casal de filhos e ficam juntos para o resto de suas vidas.


By: Geyciane, Tháila e Mônica

Série: 7ª C



Um estranho encontro


     Apaixonado pela vizinha e inconformado por não ser correspondido, o rapaz faz uma última tentativa: marca um encontro com ela para verem juntos o nascer da lua cheia, lá no alto da colina, atrás do cemitério.

     Carlos chega às 18 horas na colina e Jaqueline chega meia hora depois. Conversam horas vendo o nascer da lua até Carlos revelar que trabalha como coveiro no cemitério. Ele a convida para ver o túmulo dos seus pais. Ela aceita e eles descem a colina.

     Chegando no túmulo, Jaqueline fica com medo e pede para voltar para o alto da colina. Carlos diz que está tudo bem, mas de nada adianta. Jaqueline resolve correr do cemitério, mas Carlos segura seu braço bem forte.

     Jaqueline consegue fugir e se esconde atrás de um túmulo. Assustada e ofegante, ela reza. Carlos dá uma paulada na cabeça dela e a leva para a casa dele. Ao amanhecer, ela pergunta o que aconteceu. Carlos mente dizendo que eles saíram juntos e beberam muito, então ela teria ficado bêbada e adormeceu na cama.


Alunos: Charlys, Vinicius e Nathalia Neves

Série: 7ª ''C"