sexta-feira, 19 de março de 2010

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL (6ª Série)

Esta atividade tem por objetivo apresentar aos alunos outras formas de comunicação além da linguagem verbal e que estejam presentes no dia-a-dia. Ao final dos estudos, os alunos deverão executar um miniprojeto de comunicação e sinalização na escola. Trata-se de uma atividade seqüencial que poderá durar em torno de cinco aulas. Para isso, os alunos terão acesso a uma série de recursos utilizados para a comunicação, como os sinais de trânsito, de apito e os códigos semafóricos e o conjunto de sinais utilizados na navegação para se transmitir mensagens entre embarcações à vista sempre que a comunicação por rádio não é possível. Nas duas primeiras aulas, peça aos alunos que acessem, no site do Detran do Paraná, a seção “Placas de Regulamentação”, no endereço indicado ao lado. Peça que selecionem um certo número de placas de regulamentação e estudem os seus significados. Em seguida, peça que separem os sinais que sejam mais compatíveis com o trânsito interno da escola e que confeccionem as placas de regulamentação escolhidas para serem dispostas pela escola. Os alunos deverão colocar as placas em lugares onde o trânsito dentro da escola seja compatível com a mensagem transmitida pela placa. Em alguns casos, porém, os alunos deverão colocar uma ou outra placa com mensagem incompatível com o que o trânsito pela escola possibilita. Peça que observem as pessoas circularem pela área onde as placas estarão distribuídas e anotem em seus cadernos as reações do público tanto nos lugares onde as placas são compatíveis com o trânsito quanto onde não são. Ao término da observação, você poderá pedir que organizem seus relatórios e os entreguem a você. Assim, poderão encerrar-se duas aulas.

Sites Na terceira aula, peça aos alunos que acessem a parte de sinalização por apito da página do Detran-PR no endereço indicado ao lado e leiam os códigos de apito ali relacionados.Divida a turma em dois grupos e dê a eles cinco minutos para memorizar o que significam os comandos dos apitos.Inicie então uma gincana em que tanto você quanto os grupos poderão dar comandos de apito para a equipe adversária responder seu significado. Vence a competição a equipe que obtiver o maior número de acertos.

Sites Na quarta aula, os alunos deverão, ainda divididos em dois grupos, acessar o site da Associação Nacional de Cruzeiros, no endereço indicado ao lado. Peça a eles que leiam com atenção a explicação sobre a sinalização homógrafa e, em seguida, verifiquem a disposição do alfabeto homógrafo, sinalizado por meio das bandeirinhas vermelhas e amarelas. Peça que, durante a quarta aula, estudem o código homógrafo e confeccionem bandeiras (em torno de duas) vermelhas e amarelas como as da figura. Após estudarem os códigos e confeccionarem as bandeiras, os grupos deverão, ao final da quarta aula, elaborar uma mensagem utilizando o código homógrafo para ser transmitida ao outro grupo. A mensagem deverá ser uma frase ou texto bem curto.Durante a quinta aula, os grupos deverão trocar as mensagens elaboradas. Vence a equipe que obtiver mais êxito na leitura das mensagens dos colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário