segunda-feira, 18 de abril de 2011

PEÇA TEATRAL SOBRE MONTEIRO LOBATO

A escola Estadual Penha Brasil promoveu uma honrosa homenagem ao pai da literatura infantil brasileira, com uma belíssima apresentação teatral, cujos atores foram alunos do turno matutino da escola, envolvendo ainda, uma profissional contadora de estórias.
Um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 04 de julho de 1948), foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939).



Primeiros anos de Monteiro Lobato

Criado em um sítio, Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta Lobato e depois por um professor particular. Aos sete anos, entrou em um colégio. Nessa idade descobrira os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé, dono de uma biblioteca imensa no interior da casa. Leu tudo o que havia para crianças em língua portuguesa. Nos primeiros anos de estudante já escrevia pequenos contos para os jornaizinhos das escolas que frequentou.

Aos onze anos, em 1893, foi transferido para o Colégio São João Evangelista. Ao receber como herança antecipada uma bengala do pai, que trazia gravada no castão as iniciais J.B.M.L., mudou seu nome de José Renato para José Bento, a fim de utilizá-la. No ano seguinte, os pais o presentearam com uma calça comprida, que usou bastante envergonhado. Em dezembro de 1896 foi para São Paulo e, em janeiro de 1897, prestou exames das matérias estudadas na cidade natal, mas foi reprovado no curso preparatório e retornou a Taubaté.

Quando retornou ao Colégio Paulista, fez as suas primeiras incursões literárias como colaborador dos jornaizinhos "Pátria", "H2S" e "O Guarany", sob o pseudônimo de Josben e Nhô Dito. Passou a colecionar avidamente textos e recortes que o interessavam, e lia bastante. Em dezembro prestou novamente os exames para o curso preparatório e foi aprovado. Escreveu minuciosas cartas à família, descrevendo a cidade de São Paulo. Colaborou com "O Patriota" e "A Pátria". Então, se mudou de vez para São Paulo, e tornou-se estudante interno do Instituto Ciências e Letras.


Tendo forte talento para o desenho, pois desde menino retrata a Fazenda Buquira, tornou-se desenhista e caricaturista(como fonte de renda) nessa época. Em busca de aproveitar as suas duas maiores paixões, decidiu ir para São Paulo após completar 17 anos.

HOMENAGEM A MONTEIRO LOBATO



A Escola Estadual General Penha Brasil, em solenidade na aberturas de suas atividades letivas desta data, homenageou essa ilustre
figura nacional, como o mais brilhante expoente da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato.

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.

Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.

Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.

No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.


BULLYING

O bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão (psicológica ou verbal) de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente. Infelizmente é algo que acontece com alguma frequência no nosso país. Pode ocorrer em vários contextos:


No local de trabalho – é também chamado de bullying adulto e é caracterizado por uma intimidação regular e persistente que acaba com confiança e integridade da vítima. E é frequentemente aceita ou mesmo encorajada como parte da organização.



Entre vizinhos - é uma forma de intimidação que pretende que a vítima fique tão desconfortável que acabe por mudar de casa. Estas intimidações podem ser: barulho excessivo para perturbar o sono e os padrões de vida normais ou fazer queixa às autoridades por incidentes menores ou forjados.



Entre países- caracteriza-se por uma intimidação por parte de um país mais desenvolvido a um país menos desenvolvido. Essas intimidações podem ser feitas com: o uso de força militar, ameaçando que a ajuda e doações não serão entregues ou não permitindo que o país menos desenvolvido se associe a uma organização de comércio.



Militar – realiza-se no exército por parte de soldados mais velhos e experientes para mais fracos e inexperientes. As vítimas são alvo de violência física e são obrigados a realizar actos humilhantes. Em alguns países considera-se que esses comportamentos ajudam a construir o carácter e a resistência dos soldados e por isso são tolerados e mesmo exaltados como “ritos de passagem”.



Na escola - é o mais frequente entre adolescentes, pois a escola é um local onde há muita concentração destes. Mais especificamente realiza-se em locais com supervisão adulta mínima ou inexistente. Não está restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.




O bullying pode dividir-se em duas subcatgorias:


-Bullying directo, mais comum entre os agressores do sexo masculino. Caracteriza-se por agressões físicas ou psicológicas directas.



-Bullying indirecto, mais comum entre os agressores do sexo feminino e crianças pequenas. Caracteriza-se por comportamentos por parte dos agressores, ou bullies, que levam ao isolamento social da vítima. Estes comportamentos podem ser: espalhar comentários negativos, criticar ou intimidar quem se relaciona com a vítima.



Efeitos do Bullying

O bullying pode ter efeitos muito negativos sobre as vítimas consoante sua duração e intensidade. Exemplos destes efeitos sobre as vítimas:



• Ansiedade


• Sensibilidade a determinadas brincadeiras


• Perda de auto-estima


• Tristeza e irritação


• Medo de expressar emoções


• Problemas de relacionamento


• Abuso de drogas e álcool


• Auto-mutilação e mesmo suicídio (bullycídio)


Os ambientes onde ocorrem o bullying, nomeadamente as escolas, também sofrem as consequências deste. Quando não existe uma intervenção adequada por parte da escola, todos os intervenientes no espaço escolar são afectados negativamente levando a que estes experimentem sentimentos de ansiedade e medo, originando: desrespeito pelos professores, elevado número de faltas, porte de armas por parte das crianças/adolescentes com o objectivo de se protegerem, entre outros.
O fim da violência na escola passa pela educação na escola e divulgação pelos meios de comunicação social e pela tomada de medidas pelas entidades competentes.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Não se deve castrar uma mente criativa

VITOR MANUEL TAVARES MARTINS*



" Era uma vez uma galinha branca que punha ovos azuis...

Ovos azuis? - reclamou a professora, indignada, interrompendo a leitura da minha redacção, enquanto a turma se agitava em risinhos de troça e segredinhos maliciosos.

Ovos azuis, sim, senhora professora - respondi eu. - A minha galinha põe ovos azuis.

A menina está a brincar comigo? Já viu alguma galinha pôr ovos azuis? Sente-se imediatamente e faça já outra redacção.

Voltei para o meu lugar, de cabeça erguida, enfrentando a galhofa da turma.

Não baixei os olhos. Apenas os senti escurecer, num desafio.

Durante o recreio fiquei na aula, de castigo. Mas não fiz outra redacção.

Quando, depois do "toque", a professora me chamou para que lesse em voz alta a Segunda versão, comecei:

Era uma vez uma galinha branca que punha ovos brancos, só porque não a deixavam pôr ovos azuis..."



Maria José Balancho



Este pequeno texto ilustra exemplarmente uma forma de se aniquilar a capacidade criadora. Aquela professora reprimiu a propensão fantástico-imaginativa da criança, bem como a sua auto-estima, e perdeu uma bela oportunidade de estimular ainda mais a imaginação e de favorecer a emergência de uma atitude e sensibilidade positivas, favoráveis ao próprio potencial criador. Presa nas malhas de um realismo redutor e anafado, possivelmente vítima da sua formação behaviorista, formatada pela rigidez dos modelos comportamentais sociais e escolares do dia-a-dia rotineiro, a docente não foi capaz de perceber que, como escreveu R. Marin, a criatividade é o princípio dos princípios da Educação Moderna. Não se predispôs a entender que a criatividade deve estar no topo das intenções pedagógicas. Podendo funcionar como meio e/ou como fim (ver "Visão Integrada de um Projecto de Educação Criativa"), a criatividade deverá ser desenvolvida de forma sistemática, com carácter disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, por forma a evitar que "o professor seja o arado ferrugento e a turma a terra árida que não consente ser lavrada". (BALANCHO e SANTOS, 1992)

O Incentivo à criatividade é interessaNRE?

OUTRO FILME INTERESSANTE SOBRE EDUCAÇÃO
"ESCRITORES DA LIBERDADE":
breves considerações
O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues.
Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Ademais, a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios cruciais da humanidade, como o célebre livro "O Diário de Anne Frank", com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem se perpetrar.
Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas. Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o Brasil, então, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios.
Nesse sentido, o filme "Escritores da Liberdade" merece ser visto como apreço, sobretudo pela sua ênfase no papel da educação como mecanismo de transformações individuais e comunitárias. Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade.

A participação da família na educação dos seus filhos

As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais,estudantes,professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.