segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Escola Estadual General Penha Brasil está desenvolvendo a informatização de todo o sistema operacional da instituição, através do Sistema de Auxílio ao Professor, disponibilizando todos os dados estatísticos relativos ao alunado, favorecendo o acompanhamento pelos pais e /ou responsáveis, precisando apenas requisitar uma senha para acessar todos os dados educacionais dos seus filhos. Esses dados estarão disponíveis no blog da escola, com o seguinte endereço: http://penhabrasil.blogspot.com

O QUE É O SAP


O Sistema de Auxílio ao Professor é um sistema criado para organizar os dados e informações existentes no dia a dia de um educador, desde professores de Universidades, cursinhos ou mesmo particulares. O SAP fornece simplicidade nas consultas e clareza nas interpretações dos resultados, extremamente importantes para as tomadas de decisão que poderão influenciar o planejamento das atividades das turmas.

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de ser o mais abrangente possível, uma vez que muitos educadores utilizam um sistema próprio de trabalho. Por isso, o SAP permite escolher determinadas regras de funcionamento para cada turma, o que possibilita seu uso em todas as situações, mesmo que o professor trabalhe em instituições diferentes.

Regras:
- Opção de Intervalo de notas: 0 - 100 ou 0 - 10;
- Definição de conceitos;
- Quantidade de casas decimais nos cálculos, definindo a precisão desejada;
- O número máximo de faltas permitido;
- O nome do período de avaliação.

Veja abaixo, alguns recursos do programa:

Controle de Faltas:
O programa permite controlar mensalmente as faltas dos alunos de forma simples e prática. Depois de lançadas as faltas, o programa automaticamente mantém um relatório completo sobre a situação de cada aluno, inclusive o percentual do máximo já atingido.

Avaliações Descritivas:
O professor poderá realizar avaliações descritivas para cada aluno, simplificando e organizando relatórios exigidos por muitas escolas hoje em dia. As avaliações são feitas através de um editor próprio com um exclusivo sistema de busca, onde o professor poderá localizar determinado texto em uma avaliação em particular, ou entre todas as avaliações do aluno.

Planos de Aula:
De forma bastante prática, o SAP permite ao professor o registro de suas aulas e planejamentos para cada turma individualmente. Possui o mesmo editor de textos usado nas avaliações descritivas, incluindo o sistema de busca e um recurso extra, pelo qual é possível criar um atalho para um arquivo externo (de qualquer tipo), anexando-o a um específico plano de aula. Tal arquivo poderá ser aberto e editado diretamente do SAP.

Atividades de Avaliação:
Seguindo o mesmo estilo das avaliações descritivas e das aulas, o professor poderá registrar as atividades avaliativas que aplicar em suas turmas. Depois de registradas, será simples e rápido o lançamento de notas para seus alunos, gerando uma ampla gama de dados que o programa se encarregará de interpretar e organizar, fornecendo a situação completa de cada aluno a qualquer momento.

Consultas:
Além de manter as informações cadastradas pelo professor em cada turma, o programa permite a realização de inúmeras consultas sobre essa base de dados. Através de um processo muito simples, o professor escolhe diretamente qual informação deseja ver na consulta, optando por dados detalhados, resumidos ou ate mesmo informações sobre grupos como: masculino, feminino ou turma.

Gráficos:
O SAP é capaz de gerar até 31 gráficos diferentes, possibilitando a interpretação dos dados gerados pelas turmas. Tais gráficos são essenciais para uma perfeita compreensão do rendimento das turmas, sendo possível ter uma visão geral de grupos ou detalhada para cada aluno, ou ainda, fazer comparações de desempenho. Essa compreensão é indispensável para o professor que se importa com seu trabalho, procurando métodos que auxiliam no desenvolvimento cada vez melhor de seus alunos.

Impressão e Exportação:
Praticamente todas as informações contidas no programa poderão ser impressas ou salvas em arquivo externo, podendo ser utilizadas em outros programas. Até mesmo dados pessoais dos alunos, ou aniversariantes de um determinado mês, poderão ser exportados ou impressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário