MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE VIRTUAL DE RORAIMA
PRÓ-REITORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE RORAIMA NTE-RR
Programa Nacional de Formação Continuada em tecnologia Educacional
Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as Tic's – 100h
Aluno: Raimundo Alberto Gemaque de Oliveira
Polo: Boa Vista
Tutor: Sílvio Villasi
Unidade – 2 - Atividade -2.2
Você sabe o que é HIPERTEXTO?
Com a disseminação da Internet, surge o hipertexto, que é um documento eletrônico composto de unidades textuais interconectados que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, nos quais o leitor vai criando suas próprias opções e trajetórias de leitura, o que rompe o domínio tradicional de um esquema rígido de leitura imposto pelo autor.
O conceito de hipertexto se amplia para o de hipermídia pela associação entre hipertexto e multimídia. Textos, imagens e sons tornam-se disponíveis à medida que o usuário percorre as ligações existentes entre eles. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade. Sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.
A hipermídia amplia os princípios da escrita eletrônica para o domínio da interação, do som e da imagem. Tudo o que se perceber visual ou audiovisualmente pode fazer parte da textura destes documentos digitais que, por sua flexibilidade e por seu dinamismo, farão com que seja cada vez menos nítida a distinção entre escritor e leitor.
O texto eletrônico em formato hipertextual e multimídia oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode- interagir de maneira mais dinâmica com a informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura; experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão.
Assim, como não poderia ser diferente, o hipertexto através da hipermídia, permite ao leitor usuário da Internet a autonomia para orientação da sua própria pesquisa, investigando diferentes fontes sugeridas nos links e formar a sua própria linha de raciocínio só o tema pesquisado. No caso específico das escolas detentoras de laboratórios de informática, podem perfeitamente adotar esse procedimento como hábito e expandir as possibilidades de pesquisas, inclusive de cunho regional, tanto no aspectos geográfico como cultural. Pois Roraima sugere uma infinita fonte de pesquisa e já dispõe de documentários, imagens e amplo material que pode perfeitamente ser introduzido em forma de hipertextos em links.
A UFRR e UERR detém monografias com temas regionais bastante sugestivos, que podem ser usados, tanto na áreas de estudos sociais (Geografia e História), como cultura popular.
Fonte: Material de apoio de curso “Mídias na Educação NCE/USP”
domingo, 29 de agosto de 2010
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