quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

3 de dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Necessidades Especiais

INCLUSÃO E ARTE

Escola promove exposição

de telas pintadas por alunos

Rubens Medeiros/SECD

Foto: ASCOM/SECD

O estudante Hugo Mesquita vai leiloar a tela que pintou

A Constituição Brasileira assegura a toda criança, o direito de ser tratada sem distinção nas escolas, independentemente de cor, raça, religião ou qualquer tipo de deficiência. Em Roraima, as escolas da rede estadual de ensino sabem muito bem o valor de valorizar a autoestima e de reconhecer as potencialidades de seus alunos com necessidades educacionais especiais.

O resultado dessa ação poderá ser visto nesta sexta-feira (2), quando o Palácio da Cultura abrirá as portas aos amantes das artes plásticas. A exposição de obras produzidas por sete alunos da Escola Estadual Penha Brasil será o momento de mostrar os bons frutos colhidos por meio do projeto “Pintando a Inclusão”.

O projeto revela desde o início do ano novos talentos das artes plásticas. É o caso de Dandara. Aluna da 7ª série, a menina diz que encontrou nas flores a fonte de inspiração para as telas. “Escolhi as flores porque me identifico com a natureza. Adoro pintar”, revela a estudante.

Serão expostos 47 trabalhos, e, destes, apenas 15 não foram vendidos. Um, em especial, chamou a atenção de quem viu. É de autoria do estudante Hugo Mesquita. “Eu pintei um burro sentado com as pernas cruzadas. Todo mundo adorou. Muitas pessoas quiseram comprar na hora, então, resolvi leiloá-lo na exposição. O projeto tem aberto muitas portas para mim”, disse o estudante.

A professora que coordena o projeto comemora os bons resultados gerados. “É uma vitória para nós. Precisamos estimulá-los cada vez mais. Os próprios alunos se sentem lisonjeados com a procura pelos quadros. É uma via de mão-dupla: eles aprendem que são capazes de superar limites e a sociedade aprende a quebrar o tabu de que as crianças especiais não são capazes de fazer isto ou aquilo”, revelou Conceição Gurgel.

PROJETOS DE INCLUSÃO

A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD) apoia e incentiva toda e qualquer manifestação artística desenvolvida nas escolas da rede pública de Roraima. Mais ainda quando vê que existe o estímulo do aprendizado de jovens portadores de necessidades educacionais específicas.

Desenvolvido desde o início do ano, o projeto “Pintando para integrar” tem como objetivo valorizar a autonomia, o senso crítico, cooperativo e criativo dos participantes, promovendo a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Na Escola Penha Brasil, também é desenvolvido o projeto “Aperfeiçoando habilidades com o lúdico”, que utiliza a fabricação de jogos pedagógicos com os alunos deficientes.

“É uma maneira de ampliar o conhecimento dessas crianças. Esses projetos desenvolvem o raciocínio lógico, motor e psíquico. São inúmeras vantagens”, revela a coordenadora, Soraia Braga.

ASCOM/SECD

www.educacao.rr.gov.br